Utilização de Ninhos de Cupins no Cultivo de Hortaliças
PDF

Palavras-chave

ninhos de cupins
produtividade de biomassa
absorção de nutrientes

Como Citar

Santos Gutierrez, R., & Ferreira Inocêncio, M. (2009). Utilização de Ninhos de Cupins no Cultivo de Hortaliças. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8072

Resumo

O período da experiência sobre produção de alface e rúcula com o biofertilizante denominado de ninhos de cupins (NC) foi de março de 2007 a agosto de 2008, na Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS. Foi realizado no total quatro experimentos sendo três em casa-de-vegetação e um a campo onde foram avaliados a biomassa fresca e seca da parte aérea, área foliar e teores e acúmulos de micronutrientes (cobre, ferro, manganês e zinco) no tecido vegetal em função de tipos de solos, doses de NC e fósforo. A análise de caracterização dos NC indicou elevado teor de matéria orgânica e de micronutrientes. Nos experimentos em casa-de-vegetação houve influência positiva até doses intermediárias dos NC nas características avaliadas e no campo houve resposta linear para a produtividade fresca e seca da parte aérea da alface. Os NC podem ser uma alternativa viável para a produção de hortaliças por pequenos agricultores.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.