Coleta e Caracterização de Acessos de Feijoeiro Comum e Observações do Comportamento em Sistema de Plantio Direto na Palha
PDF

Palavras-chave

variedades de uso tradicional
Phaseolus vulgaris L.
alimentos

Como Citar

Angeletti, M. da P., Posse, S. C. P., Walther, C., Rocha, M. A. M., & Formentini, E. A. (2009). Coleta e Caracterização de Acessos de Feijoeiro Comum e Observações do Comportamento em Sistema de Plantio Direto na Palha. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8067

Resumo

A experiência foi realizada no período de maio de 2006 a junho de 2008, no município de Santa Maria de Jetibá-ES, Brasil, local este que apresenta graves problemas de uso de solo. O trabalho foi realizado com o objetivo de atender a demanda do poder público local realizando coletas de genótipos de feijoeiro em uso pelos agricultores e observando suas características fenotípicas no sistema de Plantio Direto na Palha – PDP. Coletou-se 22 acessos de feijão, sendo 9 chamados ‘Vermelhinho’, 2 tipo manteiga e outros de cores, formatos, hábito de crescimento e cores diferenciados. Observou-se comportamento produtivo diferenciado dos ‘Vermelhinho’ originados de propriedades orgânicas e que utilizando-se da técnica de PDP foram necessárias apenas 01 capina e 02 irrigações. Os resultados observados despertaram o interesse em realizar trabalhos posteriores a nível experimental, buscando identificar genótipos promissores para uso em PDP, na região Centro-Serrana do Espírito Santo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.