Eficiência da Terra de Diatomácea no Controle do Caruncho-do-Feijão Acanthoscelides Obtectus e o Efeito na Germinação do Feijão
PDF

Palavras-chave

controle alternativo
qualidade fisiológica
feijão armazenado.

Como Citar

Martins, A. L., & Oliveira, N. C. (2009). Eficiência da Terra de Diatomácea no Controle do Caruncho-do-Feijão Acanthoscelides Obtectus e o Efeito na Germinação do Feijão. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8066

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo constatar a eficiência da terra de diatomácea (TD) no controle do Acanthoscelides obtectus e o efeito na germinação de feijão. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram em doses de TD de: zero; 500; 750; 1000 e 1500g de TD t-1. Acondicionou-se em recipientes plásticos (capacidade de 2,0 litros) 500g de feijão. Em cada um, realizou-se homogeneização da TD; liberou-se 20 insetos adultos não-sexados de A. obtectus. As avaliações de mortalidade e reincidência foram realizadas aos zero, 07, 15, 30, 50, 70 e 120 dias após a infestação. Para constatação do efeito da TD na germinação de feijão fez-se teste de germinação. Os resultados permitiram concluir que a TD proporcionou 100% de controle de A. obtectus nos 15 primeiros dias após a exposição aos feijões tratados. Quanto à germinação não verificou-se interferência da TD na qualidade fisiológica do feijão.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.