A Legislação Ambiental e os Dilemas da Agricultura Familiar
PDF

Palavras-chave

Extensão Rural
Questão Ambiental
Agricultura Familiar
Pesquisa Qualitativa

Como Citar

Godoy, C. M. T., Hilling, C., Pérez, F. I. C., & Silveira, G. H. (2009). A Legislação Ambiental e os Dilemas da Agricultura Familiar. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8065

Resumo

A questão ambiental na sociedade contemporânea é uma temática que está suscitando profundos debates, principalmente em relação às propostas de alterações nas leis ambientais. Neste trabalho buscou-se conhecer a percepção dos agricultores familiares da Localidade Linha 15 de Novembro do município de Santa Rosa/RS, em relação à importância da preservação ambiental e os seus conhecimentos sobre a legislação ambiental brasileira, através da utilização de uma entrevista semi-estruturada, em uma abordagem qualitativa. A falta de conhecimento da legislação ambiental faz com que muitas das propriedades rurais familiares estejam de desacordo com a lei, tornando os agricultores passíveis de multas e penalidades. O fato de não conhecerem os termos e a própria lei não implica que eles não dêem importância para a preservação do meio ambiente, a necessidade de manter a biodiversidade, os recursos hídricos e as vegetações nativas, garantindo assim um ambiente conservado para as futuras gerações.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.