Utilização dos Resíduos Orgânicos de Nim e Citronela no Controle de Fusarium oxysporum f .sp. passiflorae em Maracujazeiro Amarelo.
PDF

Palavras-chave

Inibição
Antagonismo
Biocontrole
Extratos e Fusariose

Como Citar

Ferreira, R. B., Rodrigues, A. A. C., Catarino, A. M., & Moraes, F. H. R. (2009). Utilização dos Resíduos Orgânicos de Nim e Citronela no Controle de Fusarium oxysporum f .sp. passiflorae em Maracujazeiro Amarelo. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8057

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da utilização de resíduos orgânicos de folhas de nim e de capim citronela em diferentes concentrações, in vitro e in vivo no controle de F. oxysporum f. sp. passiflorae, agente causador da fusariose no maracujazeiro amarelo. Foi avaliado o efeito dos extratos aquosos dos resíduos na inibição do crescimento micelial de F. oxysporum e o efeito dos resíduos no controle da doença in vivo. Foi confirmada a patogenicidade dos isolados testados e pela primeira vez ocorre um relato da patogenia da fusarioese em maracujazeiro in vivo. No teste in vitro o extrato de citronela teve uma inibição significativa a 6 % e o nim a 4 %. No experimento in vivo os resíduos de nim demonstraram eficiência no controle da fusariose na concentração de 20 g.Kg‾ ¹. Comprovou-se a eficiência do uso do resíduo de nim no controle da fusariose em maracujazeiro, trazendo soluções fitossanitárias adequadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento agroecológico.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.