Uso do medicamento homeopático Cina maritima no controle de parasitose em ovinos
PDF

Palavras-chave

Ovino
verminose
homeopatia
Cina maritima.

Como Citar

Poletto, E. J., NESI, C. N., Soares, M. P., & DALLA NORA, R. S. (2009). Uso do medicamento homeopático Cina maritima no controle de parasitose em ovinos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8050

Resumo

Um dos maiores desafios da ovinocultura é encontrar medidas eficientes e limpas no controle das verminoses. A Cina marítima, na matéria médica homeopática é um medicamento com forte indicação para tratamento da verminose. O presente estudo avaliou o efeito da Cina marítima, na potencia de 6CH, no controle da verminose em ovinos. Foram utilizados 28 animais divididos em sete grupos de acordo com a carga parasitaria, previamente estabelecida pela técnica de OPG. Em cada grupo foram utilizados quatro diferentes tratamentos: medicamento homeopático em dose única e em dose repetida, tratamento convencional e grupo controle. A Cina marítima na potencia 6CH, não apresentou resultado satisfatório no controle da parasitose em ovinos, nas condições experimentais em que foi avaliada. Os ovinos submetidos ao tratamento convencional apresentaram maior ganho de peso e uma contagem de OPG inferior.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.