Teores de nutrientes na biomassa aérea da leguminosa Flemingia macropylla
PDF

Palavras-chave

Flemingia macrophylla
adubo verde.

Como Citar

Porto Salmi, A., de Souza Abboud, A. C., Marinho Guerra, J. G., & Moreira Risso, I. A. (2009). Teores de nutrientes na biomassa aérea da leguminosa Flemingia macropylla. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8043

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores de nitrogênio, fósforo e potássio, encontrados na parte aérea da leguminosa arbustiva Flemingia macrophylla, a qual apresenta potencial para ser utilizada em diversos sistemas de produção agrícola como adubo verde, formadora de faixas para cultivo em aléias, fonte de cobertura morta e de lenha, cerca viva e ainda na alimentação animal. Os dados mostram teores de nutrientes com valores médios da parte aérea de 18,28 g kg-1 de N, 1,70 g kg-1de P e 7,39 g kg-1 de K. Os resultados indicam que as quantidades de nutrientes contidos na biomassa aérea, tornam flemingea uma interessante fonte de matéria orgânica para o manejo de agroecossistemas tropicais com base agroecológica de produção.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.