Percepção de Agricultores Sobre o Papel das Minhocas nos Agroecossistemas
PDF

Palavras-chave

oligochaeta
etnoconhecimento
sistemas agrícolas
agroecologia

Como Citar

Schiedeck, G., Schiavon, G. de A., Mayer, F. A., & de Lima, A. C. R. (2009). Percepção de Agricultores Sobre o Papel das Minhocas nos Agroecossistemas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8038

Resumo

Os agricultores costumam relacionar a presença de minhocas às terras mais produtivas em suas propriedades. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi verificar distintas percepções de agricultores em diferentes sistemas de produção e níveis de transição agroecológica quanto ao papel das minhocas nos agroecossistemas. Foram selecionados três agricultores, um em transição agroecológica, outro em sistema de base ecológica consolidado há vários anos e um terceiro em sistema convencional de produção de arroz. Os agricultores apresentaram diferentes percepções a respeito da função ecológica das minhocas, com pontos em comum no que diz respeito à sua ação física sobre o solo. As percepções expressas não foram antagônicas, mas complementares, e precisam ser contempladas nas estratégias de incentivo a práticas de manejo do solo que promovam a reprodução e conservação das minhocas nos agroecossistemas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.