Viabilidade Econômica da Produção de Palmito de Pupunha com Adubação Orgânica em Costa Rica
PDF

Palavras-chave

Bactris gasipaes
valor presente líquido
taxa interna de retorno
relação beneficio custo.

Como Citar

Chaimsohn, F. P., Rodríguez, E. V., & Mora-Urpí, J. (2009). Viabilidade Econômica da Produção de Palmito de Pupunha com Adubação Orgânica em Costa Rica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8029

Resumo

Analisou-se a viabilidade econômica da produção de palmito de pupunha (Bactris gasipaes K.), usando adubos orgânicos e diferentes densidades de plantio (3333, 5000 y 6666 plantas.ha-1), em Costa Rica, América Central. Para qualificar a rentabilidade da fertilização orgânica utilizou-se como indicadores o valor presente líquido, a taxa interna de retorno e a relação custo beneficio, considerando-se diferentes cenários de custo do adubo orgânico e preços do produto. A produção de palmito com fertilizante orgânico só seria viável economicamente se o mesmo fosse produzido na propriedade e o preço de venda do palmito fresco fosse igual o maior a US$ 0.40; ou se o preço unitário de venda do palmito fosse US$ 0.30 e a quantidade de fertilizante orgânico fosse reduzida pela metade a partir do segundo ano de plantio.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.