Usos Anteriores dos Solos pelos Agricultores Envolvidos em Projeto de Plantio Direto Sem Uso de Herbicidas
PDF

Palavras-chave

tipos de solo
conservação
manejo
Santa Catarina.

Como Citar

Venturi, M. (2009). Usos Anteriores dos Solos pelos Agricultores Envolvidos em Projeto de Plantio Direto Sem Uso de Herbicidas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8010

Resumo

Em 2007 e 2008 foi desenvolvido um projeto de plantio direto sem uso de herbicidas com participação de 71 agricultores familiares de Santa Catarina, no qual previamente estes responderam questionários caracterizando suas propriedades e o uso do solo em suas áreas. Com apoio dos técnicos locais e baseados em Uberti (1994) foi identificado o tipo de solo nas áreas e comparado seu uso anterior ao proposto pelo projeto de plantio direto sem uso de herbicidas. Desta forma foi avaliado se os agricultores familiares de Santa Catarina desenvolvem um manejo dentro das recomendações para cada tipo de solo de acordo com suas características físico-químicas. Também foram propostas alternativas a estes usos. Concluiu-se que o manejo dos solos pelos agricultores de Santa Catarina está fora das recomendações de uso, em que 38% se utiliza de revolvimento e não possui culturas de cobertura, além de não se usar de práticas de controle da erosão quando isto seria necessário.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.