Perfil Polínico do Mel de Melipona scutellaris Latreille, 1811 (Hymenoptera: Apidae) Proveniente de Colônias Instaladas em Área de Agricultura Familiar na Bahia
PDF

Palavras-chave

meliponicultura
melípona
tipos polínicos.

Como Citar

Andrade, J. P., Costa, S. N., Santana, A. L. A., Santos, P. C. dos, Alves, R. M. D. O., & Carvalho, C. A. L. de. (2009). Perfil Polínico do Mel de Melipona scutellaris Latreille, 1811 (Hymenoptera: Apidae) Proveniente de Colônias Instaladas em Área de Agricultura Familiar na Bahia. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8009

Resumo

Este estudo teve por objetivo conhecer o perfil polínico presente no mel de Melipona scutellaris proveniente de colônias instaladas em meliponário localizado em área de agricultura familiar no estado da Bahia, por meio de estudos melissopalinológicos, contribuindo com informações sobre a flora melíponicola na região de Jequitibá, município de Mundo Novo – BA. Coletas mensais de mel dessa espécie foram obtidas durante o período de agosto de 2008 a fevereiro de 2009, totalizando 27 amostras. As amostras de méis foram analisadas segundo método de acetólise, microfotografadas e avaliadas qualitativa e quantitativamente. Um total de 43 tipos polínicos, pertencentes a 15 famílias de plantas, foi identificado. O perfil polínico do mel desta região é caracterizado por representantes das famílias Fabaceae – Mimosoideae, Myrtaceae e Solanaceae, com destaque para os tipos polínicos M. pudica, M. quadrivalvis, Eucalyptus 1, E. uniflora, S. paniculatum e Solanum 2.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.