Manejo Ecológico de Capoeiras e Produção de Alimentos por Agricultores Familiares no Bioma Amazônia do Estado do Maranhão
PDF

Palavras-chave

adubação verde
agricultura ecológica
cobertura morta
plantio direto

Como Citar

de Freitas, A. C. R., Almeida, M. F., & Kato, O. R. (2009). Manejo Ecológico de Capoeiras e Produção de Alimentos por Agricultores Familiares no Bioma Amazônia do Estado do Maranhão. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8007

Resumo

O objetivo desse trabalho foi o de avaliar o efeito do uso de Crotalária juncea como fonte de adubo verde na cultura do milho sob sistema de plantio direto em capoeiras trituradas no bioma Amazônia. A metodologia consistiu na realização de um ensaio de síntese em área de produtor familiar do município Santa Luzia do Paruá, Estado do Maranhão. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e cinco repetições. Os resultados obtidos mostraram que o uso de Crotalária juncea consorciada com a cultura de milho adicionou em média 64,02 Kg de N. ha-1 e um rendimento médio de grãos de 745 kg.ha-1. Portanto, a técnica de adubação verde pode ser recomendada no manejo ecológico de capoeiras.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.