Diversidade de Inimigos Naturais de Afídeos em couve-manteiga na Área Experimental de Olericultura Orgânica da UFPR no CEEX Cangüiri
PDF

Palavras-chave

Brassica oleracea var. acephala
Aphidae
predador
parasitóides

Como Citar

Araujo, E. S., Zawadneak, M. A. C., & Mogor, Átila F. (2009). Diversidade de Inimigos Naturais de Afídeos em couve-manteiga na Área Experimental de Olericultura Orgânica da UFPR no CEEX Cangüiri. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8001

Resumo

A cultura da couve-manteiga representa relevância nutricional e econômica para os produtores rurais de hortaliças orgânicas. O afídeo Brevicoryne brassicae é praga-chave desta cultura, podendo causar grandes prejuízos. Sabe-se que a ocorrência de inimigos naturais e condições metereológicas reduzem a população desta praga no campo. O objetivo deste trabalho foi registrar a diversidade de inimigos naturais do afídeo Brevicoryne brassicae. O experimento foi desenvolvido na Área Experimental de Olericultura Orgânica da UFPR, no CEEX Canguirí, durante o período de julho a setembro de 2007. Foram coletadas as múmias dos afídeos e capturados exemplares de coccinelideos. Como resultados foram registrados a ocorrência dos parasitóides: Diaeretiella rapae (McIntosh) e Aphidius ervi Haliday, Pachyneuron sp e Alloxysta fuscicornis (Hartig), além do predador Harmonia axyridis Pallas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.