Acúmulo de Micronutrientes na Alface Cultivada com Ninhos de Cupins
PDF

Palavras-chave

Lactuca sativa (L.)
biofertilizante
elementos-traço.

Como Citar

Ferreira Inocêncio, M., Novelino, J. O., Ramão Paim, L., & Santos Gutierrez, R. (2009). Acúmulo de Micronutrientes na Alface Cultivada com Ninhos de Cupins. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8000

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de ninhos de cupins no acúmulo de micronutrientes (cobre, ferro, manganês e zinco) na parte aérea da alface (Lactuca sativa L.). O experimento foi realizado em casa-de-vegetação, no delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 6 x 3, consistindo de seis doses de ninhos de cupins (0, 50, 100, 150, 200 e 300 g dm-3) e três amostras de classes de solos com atributos químicos e físicos diferentes e quatro repetições. A alface foi cultivada durante 61 dias e após a colheita as plantas foram lavadas com água deionizada e secas em estufa de circulação de ar forçado e trituradas para realização das análises químicas. O acúmulo de micronutrientes foi obtido pelo produto do teor do elemento e a biomassa seca da alface. Os ninhos de cupins e a interação solo x dose influenciaram todos os micronutrientes avaliados.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.