Uso de diferentes fontes de nutrientes de base agroecológica no desempenho produtivo do milho no consórcio milho x trevo branco
PDF

Palavras-chave

pó de basalto
cinza de biomassa
fosfato natural
sustentabilidade

Como Citar

Fonseca, J. A. da, & Hanisch, A. L. (2009). Uso de diferentes fontes de nutrientes de base agroecológica no desempenho produtivo do milho no consórcio milho x trevo branco. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7990

Resumo

Avaliou-se o efeito de fontes de nutrientes sobre a produtividade do milho em consórcio com o trevo-branco. Foi implantado um experimento em blocos ao acaso com três repetições e cinco tratamentos: cama de aviário (4 Mg ha-1), pó de basalto (4 Mg ha-1), cinza de biomassa (6 t.ha-1), mistura de pó de basalto (4 Mg ha-1) + cinza de biomassa (6 Mg ha-1) e testemunha. Precedendo a semeadura do trevo a área recebeu 224 kg ha-1 de P2O5 na forma de fosfato natural de gafsa e o cultivo de um consórcio de plantas de cobertura composto de milho, mucuna cinza, girassol e crotalária juncea. O milho foi semeado em plantio direto sobre o trevo-branco. A produção de grãos não diferiu entre os tratamentos. O sistema mostrou-se capaz de sustentar produtividades semelhantes aos sistemas convencionais de produção. Cinza de biomassa + pó de basalto proporcionaram maior peso aos grãos do milho.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.