Projeto de Pesquisa e Extensão Desenvolvido nas Comunidades Rurais do Norte de Minas Gerais.
PDF

Palavras-chave

Frutíferas Nativas
Agricultura Familiar
Cerrado.

Como Citar

Lopes, P. S. N., & Ribeiro, A. E. (2009). Projeto de Pesquisa e Extensão Desenvolvido nas Comunidades Rurais do Norte de Minas Gerais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7986

Resumo

Em meados do ano de 2007 iniciou-se na sub-bacia do Rio dos Cochos, na região Norte do estado de Minas Gerais, nos municípios de Januária e Cônego Marinho, um projeto de pesquisa e extensão intitulado: Desenvolvimento de tecnologias para uso sustentável de frutíferas nativas do Cerrado na sub-bacia do rio dos Cochos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Edital 35/2006). Esse projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Cáritas Diocesana de Januária e Associação dos Usuários da Sub-bacia do Rio dos Cochos (ASSUSBAC), tendo como principal objetivo desenvolver ações de extensão e estudos científicos na área de propagação de plantas, formação de pomares experimentais, de diversidade genética e de produtos de frutos processados. O referido projeto trabalhou com seis comunidades rurais de pequenos agricultores na sub-bacia, envolvendo aproximadamente 300 famílias. Foram desenvolvidas diversas atividades, entre estas destacam-se: reuniões, oficinas, cursos, seminários, viagens técnicas, montagem e condução de experimentos e discussões dos resultados de pesquisa. Os resultados mais expressivos obtidos por parte da comunidade rural foram: fortalecimento das relações entre parceiros locais (Caritas e ASSUSBAC) e os agricultores, aproximação da comunidade das escolas rurais, adoção de algumas técnicas demonstradas, um maior conhecimento e valorização das potencialidades dos recursos naturais, da historia local e do saber tradicional. Por outro lado, os ganhos significativos das universidades foram relacionados ao fortalecimento dos grupos de pesquisa associado ao projeto, obtenção de resultados de pesquisa, aprimoramento da visão do graduando e docentes sobre agricultura familiar e maior interação entre as equipes da UFLA e UFMG.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.