Pesquisa, Extensão e Aprendizagem Participativa a partir da Avaliação de Variedades Locais de Feijão em Associações de Desenvolvimento das Microbacias de Guaraciaba - SC
PDF

Palavras-chave

Agrobiodiversidade
agricultura familiar
sementes
conservação on farm
pesquisa participativa

Como Citar

Guadagnin, C. A., Guadagnin, C. M. I., Ogliari, J. B., Canci, A., Lazzari, L., & Brandalise, R. (2009). Pesquisa, Extensão e Aprendizagem Participativa a partir da Avaliação de Variedades Locais de Feijão em Associações de Desenvolvimento das Microbacias de Guaraciaba - SC. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7984

Resumo

A agricultura familiar do Oeste catarinense conserva uma ampla agrobiodiversidade, composta de mais de 200 cultivares locais de várias espécies, com enfoque na produção para o autoconsumo e segurança alimentar. As ações de Pesquisa, Extensão e Aprendizagem Participativa (PEAP) integram famílias de oito Associações de Desenvolvimento de Microbacias (ADM) de Guaraciaba/SC, extensionistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e do projeto Microbacias 2 e professores e estudantes do Núcleo de Estudos em Agrobiodiversidade (NEABio) da UFSC. Este estudo objetivou conhecer e avaliar as características fenológicas, morfológicas e agronômicas de 21 variedades locais de feijão mantidas pelas famílias agricultoras de Guaraciaba. Os resultados demonstram que existe uma importante variabilidade genética entre as variedades locais de feijão do município. Os trabalhos com PEAP nas comunidade rurais integram os conhecimentos formais e informais sobre o manejo, conservação e uso comunitário da agrobiodiversidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.