Aproveitamento integral dos alimentos: capacitando multiplicadores
PDF

Palavras-chave

aproveitamento integral dos alimentos
consumo
desperdícios.

Como Citar

Oliveira, C. R. de, & Oliveira, E. C. C. de. (2009). Aproveitamento integral dos alimentos: capacitando multiplicadores. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7980

Resumo

O estilo de desenvolvimento econômico estimula o desperdício. O apelo ao consumo multiplica a extração de recursos naturais e o aumento do lixo no meio ambiente. Por isso foi criado o curso de extensão de aproveitamento integral dos alimentos, com o objetivo de formar multiplicadores e conscientizar a população que as partes não convencionais dos alimentos são ricas em nutrientes. O curso constou de aulas teóricas enfocando a alimentação saudável; os nutrientes; os valores nutricionais de cascas, talos e sementes; a higiene em geral. Na prática, as receitas foram selecionadas, executadas e avaliadas sensorialmente, aplicando-se a escala hedônica de aceitação. As receitas foram executadas com sucesso. O curso favoreceu aos multiplicadores, maior domínio sobre o aproveitamento integral dos alimentos, capacitando-os a aproveitá-los, conservando ao máximo o valor nutritivo. A formação de multiplicadores proporcionará à comunidade, um meio de utilizar os alimentos de forma sustentável.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.