Produção e qualidade da pastagem de Hemarthia altissima cv. Flórida em sistemas de produção de leite manejada com princípios agroecológicos
PDF

Palavras-chave

pastagem perene
gramíneas de verão
pesquisa participativa

Como Citar

Hanisch, A. L., & Meister, L. A. (2009). Produção e qualidade da pastagem de Hemarthia altissima cv. Flórida em sistemas de produção de leite manejada com princípios agroecológicos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7969

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a gramínea perene Hemarthria altissima cv. Flórida sob pastejo, no período de março/2007 a janeiro/2008 em três propriedades leiteiras na região do Planalto Norte de SC. Foram utilizadas áreas de um ha em pastejo rotacionado com um dia de ocupação e 28 a 35 dias de descanso. Foram realizadas avaliações mensais da pastagem pelo método de dupla amostragem antes da entrada dos animais nos piquetes. A produção de matéria seca foi de 10,9, 14,9 e 18,5 t/ha, por propriedade, em oito meses de produção, sendo que a menor produção foi devido a um severo ataque de cigarrinha das pastagens. A distribuição estacional apresentou uma acentuada redução da produção de matéria seca nos meses de julho a outubro. A composição bromatológica apresentou valores médios anuais de 9,1% de PB, 60,3% de DIVMO e 33,2% de FB. A avaliação participativa confirmou os dados observados neste experimento, sendo que a hemarthria cv Flórida pode ser indicada para uso em sistemas de produção de leite.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.