Consumo Foliar de Batata Tratada com Diferentes Extratos de Meliaceas por Diabrotica speciosa (Germar, 1824) (Coleoptera: Chrysomelidae)
PDF

Palavras-chave

Inseticida botânico
antialimentar
Agroecologia

Como Citar

Barbosa Medeiros, C. A., & Nava, D. E. (2009). Consumo Foliar de Batata Tratada com Diferentes Extratos de Meliaceas por Diabrotica speciosa (Germar, 1824) (Coleoptera: Chrysomelidae). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7966

Resumo

Um dos desafios no processo de transição agroecológica para o redesenho de agroecossistemas é a substituição de insumos. A produção de batata, tradicional na região sul do Brasil, tem como um dos desafios centrais a convivência com insetos, principalmente a Diabrotica speciosa. A utilização de plantas na formulação de produtos para uso agrícola é uma estratégia baseada no princípio da sustentabilidade, principalmente quando utiliza processos simplificados e matéria prima disponível e renovável. Este estudo foi desenvolvido no Laboratório de Entomologia da Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, e comparou o efeito deterrente de extratos etanólicos de Meliaceas em diferentes concentrações sobre D. speciosa, em batata. As espécies utilizadas foram Trichilia claussenii, Melia azedarach e Cedrela fissilis. A espécie que apresentou melhor desempenho, diferindo-se da testemunha foi a T. claussenii nas maiores concentrações.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.