Produção Orgânica de Alface e Atributos de Solo pela Aplicação de Composto de Dejetos de Suínos
PDF

Palavras-chave

Lactuca sativa L.
adubação orgânica
fósforo
potássio

Como Citar

Parizotto, C., & Pandolfo, C. M. (2009). Produção Orgânica de Alface e Atributos de Solo pela Aplicação de Composto de Dejetos de Suínos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7962

Resumo

A compostagem apresenta-se como uma alternativa de uso dos dejetos de suínos para fornecimento de nutrientes na produção orgânica, diminuindo o custo de produção e o impacto no ambiente. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da adição de doses de composto orgânico a base de dejetos de suínos na produção da alface e em alguns atributos de um Nitossolo Vermelho. Os tratamentos consistiram da aplicação de composto orgânico de suínos nas doses zero, 10, 20 e 40 t/ha, em base seca, em parcelas de 10,8 m², em delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições. A cultivar de alface utilizada foi a Rafaela (tipo americana). A alface cultivada em base agroecológica respondeu, em termos de massa verde e massa seca, até 40 t/ha de composto. Os teores no solo de matéria orgânica, fósforo e potássio aumentaram com as doses de composto aplicadas, mas não houve efeito das mesmas sobre o pH do solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.