Tipos de produtos lácteos consumidos na cidade de Porto Alegre/RS e possibilidades à agroindustria de base ecológica
PDF

Palavras-chave

produtos lácteos
agroindustrias familiar
produção ecológica.

Como Citar

Fernandez, V. N., & Zanela, M. B. (2009). Tipos de produtos lácteos consumidos na cidade de Porto Alegre/RS e possibilidades à agroindustria de base ecológica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7949

Resumo

É crescente a quantidade de pessoas que valoriza alimentos que tenham características artesanais em busca da retornada ‘às origens’. Este fato pode beneficiar produtores familiares de leite que buscam obter o valor justo pelo produto, ao direcionar a produção a mercados específicos. Foram aplicados 150 questionários em Porto Alegre/RS com o objetivo de conhecer quais produtos lácteos são consumidos e os motivos que determinam a compra destes no ponto de venda. Considerando o consumo de leite fluído 79,3% dos entrevistados consome leite UAT, outros 16,7% compram leite pasteurizado. Os resultados também demonstraram que 98% habitualmente consomem algum derivado lácteo - destacando queijos e iogurtes e que 43% escolhem o alimento pela confiança que têm em quem os produz. Tendo como base o observado, a produção artesanal de queijos e outros derivados lácteos pelas agroindustrias de base ecológica constitui boa alternativa de desenvolvimento e inserção no mercado para estes produtores, já que atendem às expectativas de consumidores interessados em características únicas, como sabor e aroma.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.