Produção de Batata em Diferentes Sistemas de Manejo Orgânico na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil.
PDF

Palavras-chave

Biodinâmica
Agricultura Familiar

Como Citar

Marques, P. J. P., Richter, A. S., & Nazareno, N. R. X. de. (2009). Produção de Batata em Diferentes Sistemas de Manejo Orgânico na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7946

Resumo

A cultura da batata tem grande importância econômica no Paraná, tendo sido este o maior produtor da batata do Brasil. Mudanças de mercado e tecnológicas fizeram com que os produtores saíssem da atividade. Ainda, têm aumentado as restrições legais de uso da terra face à demanda crescente por mananciais de água. Com isso, os produtores locais têm necessidade de converter suas áreas para sistemas alternativos de produção, com a eliminação gradativa de insumos químicos. Este trabalho teve por objetivo avaliar o sistema de manejo biodinâmico em comparação com dois manejos orgânicos na cultura da batata, considerando-se parâmetros de produção, de qualidade e de incidência de doenças, na região de Curitiba. Houve maior severidade da requeima (P=0,13) e reduzido vigor no sistema biodinâmico, mas que não influenciou na produtividade, mostrando ser mais uma opção de produção de batata em regiões de mananciais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.