Tipificação de Unidade de Produção no Assentamento Antonio Conselheiro, Barra do Bugres - MT
PDF

Palavras-chave

unidade de produção
produtores familiares
transição agroecológica.

Como Citar

Winck, B. R., Laforga, G., & Ribeiro, V. de S. (2009). Tipificação de Unidade de Produção no Assentamento Antonio Conselheiro, Barra do Bugres - MT. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7945

Resumo

Trabalho desenvolvido no município de Barra do Bugres – MT, no período de agosto de 2007 a dezembro de 2008, como parte integrante do projeto de pesquisa “Saber Camponês: estudo sobre a construção do conhecimento camponês no assentamento Antonio Conselheiro, microrregião de Tangará da Serra, MT”. O objetivo da presente pesquisa foi tipificar unidades de produção agrícola no Assentamento Antonio Conselheiro, agrovila 28 e 32 em: Agroecológicos, transição agroecológica e convencionais, para construção de projetos e alternativas apropriadas para seu sistema de produção. O conjunto metodológico foi uma entrevista semi-estruturada, observação in-loco com entrevistas informais e uso de ferramentas participativas. Como resultado, a maioria dos produtores são classificados em transição agroecológica, tanto na produção agrícola quanto na produção pecuária, pois estes utilizam insumos ecológicos, substituindo parcialmente os insumos convencionais e, a maioria tem como objetivo uma produção de base ecológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.