Influência da Própolis no Prazo de Validade de Ovos de Galinha
PDF

Palavras-chave

Qualidade alimentar
Ovos de Galinha
Prazo de Validade.

Como Citar

Carvalho, J. X. X. (2009). Influência da Própolis no Prazo de Validade de Ovos de Galinha. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7944

Resumo

Nos países em desenvolvimento a subnutrição calórico/protéica tem sido um dos grandes problemas a serem resolvidos. O ovo de galinha é um dos produtos de maior aporte protéico, facilidade produção e preços acessíveis. Todavia, seu prazo de validade dificulta sua armazenagem em condições naturais por um tempo longo (mais que 07/15 dias). Embora seja possível a utilização de muitas técnicas de conservação, tal como congelamento, liofilização, vernizagem. Todas se tornam caras, de alta tecnologia e de pouco domínio. Principalmente pelas pequenas empresas do ramo, as quais representam 50% do volume de ovos no mercado brasileiro. Este trabalho visa o desenvolvimento e adoção de uma tecnologia de fácil acesso, baixo custo, segurança e que prolonga a vida de prateleira ou pós-colheita de ovos de galinha. Utilizou-se para o experimento, 200 ovos de galinha, da raça New Hampshire, criadas no sistema caipira, semi-intensivo, coletados no dia da postura. Após a higienização, preconizada pelo Manual ABERC, estes foram separados em dois lotes de 100 ovos cada, de forma aleatória. O lote teste recebeu uma aplicação de tintura de própolis (de Apis mellífera) e colocado em uma caixa de papelão. O lote controle foi colocado em outra caixa idêntica e depositadas juntas sobre uma mesa, permanecendo não lacradas durante todo o período de observação. A cada sete dias os dois grupos foram abertos para avaliação. Foram avaliados caracteres como volume de bolhas de ar, turgor das claras, preservação do aroma, cor, preservação das claras e turgor das gemas. O grupo teste apresentou a preservação dos itens avaliados em 95% dos ovos, enquanto o grupo controle não assegurou tais qualidades em 70% dos ovos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.