Resumo
A maioria dos cultivos de mamona é realizada por agricultores familiares, que detêm mais de 80% da área plantada. Este trabalho objetivou estudar a flutuação populacional da cigarrinha verde Empoasca kraemeri em áreas cultivadas com mamona em consórcio e em mono cultivo. Em Irecê as avaliações foram feitas em plantios comerciais de mamona da variedade Coti, em Barra da Choça o experimento foi instalado numa área experimental da EBDA, as amostragens foram realizadas mensalmente nas duas localidades. Fez-se delineamento em blocos casualizados com 5 repetições, parcelas com 50 plantas em 5 linhas. Ninfas e adultos de cigarrinha eram contados nos estratos das plantas. A cigarrinha é um inseto polífago que ocorre o ano inteiro na cultura da mamona, sua população é influenciada por fatores climáticos. As maiores populações de cigarrinha ocorreram em Irecê nos meses de dezembro a fevereiro quando houve maior precipitação pluviométrica, e em Barra do Choça nos meses de maio a julho.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.