Preparados Homeopáticos na Produção de Tomate em Sistemas Orgânicos
PDF

Palavras-chave

Lycopersicon esculentum
homeopatia
agroecologia

Como Citar

Alano Modolon, T., Boff, P., Carissimi Boff, M. I., & Fernandes Borghezan, S. (2009). Preparados Homeopáticos na Produção de Tomate em Sistemas Orgânicos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7935

Resumo

Neste trabalho objetivou-se testar o efeito de preparados homeopáticos na produção e incidência de pragas em tomateiro da cultivar Santa Cruz do grupo Kada sob sistema orgânico. O experimento foi realizado na Estação Experimental da EPAGRI-Lages, SC, Brasil, no período de novembro de 2008 a março de 2009. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos foram Staphysagria, Arsenicum album e Sulphur nas potências 12CH (centesimal hahnemanniana), Calda bordalesa 0,3% e não intervenção. As variáveis avaliadas foram: produção e número de frutos, peso do fruto e incidência de danos na epiderme dos tomates. Nas condições em que foi realizado o experimento nenhum dos tratamentos reduziu o indice de ataque de lagartas também não houve efeito significativo dos preparados homeopáticos na produção do tomateiro, embora plantas tratadas com Staphysagria 12CH tenham produzido 23% a mais do que o tratamento sem intervenção.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.