Levantamento Etnofarmacológico em Comunidades Rurais do Recôncavo da Bahia/BA
PDF

Palavras-chave

Plantas medicinais
etnofarmacologia
conhecimento tradicional

Como Citar

Silva, D. M. da, Magalhães, V. C., Macedo, T. P., Almassy Jr, A. A., & Silva, F. da. (2009). Levantamento Etnofarmacológico em Comunidades Rurais do Recôncavo da Bahia/BA. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7934

Resumo

O uso de plantas medicinais muitas vezes cultivadas nos quintais tem-se revelado de grande importância, pois mantêm o conhecimento tradicional sobre estas espécies, o qual vem auxiliar na evolução da ciência e desenvolvimento de diversas áreas da atuação humana. Este trabalho teve por objetivo, a realização do levantamento etnofarmacológico nas comunidades rurais de Pumba e Sapucaia localizadas respectivamente nas cidades de Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. Foram citadas 105 plantas sendo que, cada espécie foi reconhecida por suas aplicações terapêuticas, havendo semelhanças de usos entre as duas comunidades. Pode-se concluir que as duas comunidades apresentadas possuem conhecimento tradicional a respeito das plantas medicinais, que se aproxima do conhecimento científico, visto que suas indicações terapêuticas são reconhecidas pela ciência e validadas pelo conhecimento tradicional.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.