Escolas Família Agrícola na Perspectiva do Desenvolvimento Rural Sustentável
PDF

Palavras-chave

Educação
Formação Técnica
Desenvolvimento Sustentável.

Como Citar

Valadão, J. de A. D., Siena, O., & Teixeira, O. T. S. (2009). Escolas Família Agrícola na Perspectiva do Desenvolvimento Rural Sustentável. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7932

Resumo

O Trabalho descreve os princípios, objetivos e atuação da Escola Família Agrícola (EFA) Itapirema de Ji-Paraná, relacionando-os com concepções ambientais e identifica a atuação profissional dos seus egressos. A EFA é um Centro de Educação Profissional de nível técnico que busca a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Em termos conceituais, o trabalho discute a temática do desenvolvimento sustentável, a realidade da agricultura familiar e as concepções pedagógicas e filosóficas da EFA. Para compreensão da escola e dos fundamentos para sua atuação e a relação desses fundamentos com sustentabilidade, foram analisados os documentos da instituição. Foi aplicado questionário para os concluintes até o ano de 2006. É possível afirmar que a instituição tem como fundamentos princípios que procuram conciliar duas visões sobre ambientalismo: ao focar sua atuação na formação técnica, parte do pressuposto que é possível conciliar desenvolvimento e preservação ambiental, que é uma característica do sustentabilismo; e, incorpora as concepções do socioambientalismo ao defender e priorizar a formação de jovens que residem no campo na perspectiva que nele permanecem, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das famílias e garantindo a sustentabilidade ambiental. Constatou-se que parte dos egressos continua residindo na propriedade; outros desenvolvendo atividades de assistência; alguns continuam a exclusivamente a formação acadêmica, a maioria na área de Ciências Agrárias outros estão desenvolvendo atividades na cidade não vinculadas à formação recebida. Quando são considerados todos os egressos que desenvolvem atividades diretamente relacionadas com a formação recebida, constata-se que aproximadamente 80% atuam em consonância que os objetivos da instituição educacional.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.