Leguminosas Usadas Como Adubo Verde No Controle De Plantas Espontâneas
PDF

Palavras-chave

plantas de cobertura
comunidade espontânea
adubação verde

Como Citar

brito sousa, zilda bianca, Malheiros Silva, M. R., Costa Rodrigues, A. A., Costa, E. A., & Santos de Araújo, M. (2009). Leguminosas Usadas Como Adubo Verde No Controle De Plantas Espontâneas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7926

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar a influência das leguminosas usadas como adubos verdes sobre a comunidade de plantas espontâneas. A pesquisa foi realizada na Fazenda Escola de São Luís - UEMA, no período de maio a outubro de 2008. Foram utilizados como adubos verdes: feijão-de-porco (Canavalia ensiformes) e mucuna-cinza (Mucuna cinereum). No período do florescimento realizou-se a coleta da biomassa dos adubos verdes e da plantas espontâneas que foram contadas, identificadas e posteriormente secas em estufa a 65ºC. A mucuna-cinza demonstrou maior potencial para cobertura do solo e supressão das plantas espontâneas, porém o feijão de porco apresentou maior produtividade de biomassa. Entre as famílias das plantas espontâneas identificadas a que se destacou em riqueza de espécies foi a Poaceae e a espécie de maior densidade foi Alternanthera tenella.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.