Desempenho da criação de abelhas sem ferrão em diferentes fragmentos de Mata Atlântica.
PDF

Palavras-chave

bioindicadores
meliponicultura
monitoramento ambiental
Melipona.

Como Citar

Braga, J. A., Lorenzon, M. C. A., & Soares Neto, J. (2009). Desempenho da criação de abelhas sem ferrão em diferentes fragmentos de Mata Atlântica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7925

Resumo

A meliponicultura vem auxiliando na realização de projetos ecológicos e de monitoramento ambiental e pode fornecer produtos e auxiliar as famílias rurais em atividades de uso sustentável. Este estudo acompanhou o desempenho de criação de espécies de abelhas sem ferrão em vegetação de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro. A instalação e o acompanhamento dos meliponários se iniciaram em 2007 e vem ocorrendo desde então. Neste estudo foi preocupante verificar a falência da criação de Melipona em região, onde se observou farta ocorrência de florações, e a sua recuperação imediata em área mais pobre de flora, sugere que estas colônias sofreram algum tipo de restrição. Deve-se atentar que a Mata Atlântica está sofrendo processos de interferência humana que vem afetando significativamente a ocorrência das abelhas nativas. Há uma resposta diferencial no desempenho das espécies de abelhas sem ferrão, nos diferentes fragmentos, sendo um importante alerta para os criadores. E aquelas espécies silvestres adotadas na criação são as mais recomendáveis.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.