Resumo
A meliponicultura vem auxiliando na realização de projetos ecológicos e de monitoramento ambiental e pode fornecer produtos e auxiliar as famílias rurais em atividades de uso sustentável. Este estudo acompanhou o desempenho de criação de espécies de abelhas sem ferrão em vegetação de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro. A instalação e o acompanhamento dos meliponários se iniciaram em 2007 e vem ocorrendo desde então. Neste estudo foi preocupante verificar a falência da criação de Melipona em região, onde se observou farta ocorrência de florações, e a sua recuperação imediata em área mais pobre de flora, sugere que estas colônias sofreram algum tipo de restrição. Deve-se atentar que a Mata Atlântica está sofrendo processos de interferência humana que vem afetando significativamente a ocorrência das abelhas nativas. Há uma resposta diferencial no desempenho das espécies de abelhas sem ferrão, nos diferentes fragmentos, sendo um importante alerta para os criadores. E aquelas espécies silvestres adotadas na criação são as mais recomendáveis.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.