Potencial de Mineralização de C em Solos com e sem Adição de Serapilheira sob Diferentes Coberturas Vegetais
PDF

Palavras-chave

matéria orgânica
carbono
espécies florestais
biota do solo.

Como Citar

Duarte Nunes, D. . A., Forestieri da Gama-Rodrigues, E., & da Gama-Rodrigues, A. C. (2009). Potencial de Mineralização de C em Solos com e sem Adição de Serapilheira sob Diferentes Coberturas Vegetais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7912

Resumo

Para avaliar a influência da adição de serapilheira de diferentes coberturas vegetais no potencial de mineralização de C , amostras de solo coletadas na camada 0-10 cm de um Latossolo Vermelho Amarelo, no município de Conceição de Macabu, RJ, foram incubadas com e sem serapilheira de Acácia, Capoeira e Sabiá, durante 35 semanas. O C-CO2 foi determinado por titulação potenciométrica. O Potencial de mineralização dos solos sob as coberturas de acácia, capoeira e sabiá que receberam a adição de serapilheira, foi maior em 53%, 28% e 21% respectivamente, dos solos sob as mesmas coberturas que não receberam adição de serapilheira. A adição de resíduo vegetal no solo favoreceu a atividade microbiana e resultou em aumento no potencial de mineralização de C destes solos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.