Controle de Alphitobius diaperinus com Beauveria bassiana Associada a Produtos Alternativos
PDF

Palavras-chave

controle biológico
entomopatógeno
nim
sinergismo
tenebrionidae

Como Citar

Santoro, P. H., Neves, P. M. O. J., Constanski, K. C., & Amaro, J. T. (2009). Controle de Alphitobius diaperinus com Beauveria bassiana Associada a Produtos Alternativos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7910

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de produtos alternativos para o controle de Alphitobius diaperinus e verificar o efeito das associações entre os produtos e Beauveria bassiana. Os produtos foram Rotenat CE, Organic Neem, Neudosan e Pirosfértil, nas concentrações de 1, 2 e 3%. Destes, os que apresentaram ação letal para a praga foram associados ao fungo. Apenas Neudosan e Organic Neem, nas três concentrações diferiram da testemunha, porém com baixa mortalidade total que variou de 3,0 a 6,0%. No tratamento contendo apenas fungo a mortalidade total foi de 37%. Nas associações do fungo com Neudosan (1, 2 e 3%) e com Organic Neem (2 e 3%) os valores de mortalidade total foram superiores a 72%, com efeito não aditivo sinérgico.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.