Evidência De Dispersão De Rizóbio Via Sementes De Feijão-Caupi Comercializadas Em Feiras Populares: Resultados Preliminares
PDF

Palavras-chave

Vigna unguiculata (L.) Walp
comércio popular
rizóbio
caracterização morfológica

Como Citar

Leite, J., Martins, L. M. V., Oliveira, W. da S., Santos, N. T. dos, Pinheiro, C. M., Sampaio, A. A., & Xavier, G. R. (2009). Evidência De Dispersão De Rizóbio Via Sementes De Feijão-Caupi Comercializadas Em Feiras Populares: Resultados Preliminares. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7909

Resumo

Sementes de feijão-caupi coletadas em feiras populares dos municípios de Juazeiro, Jacobina e Itiúba, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, foram utilizadas para estudar a ocorrência de rizóbios nas suas superfícies. As sementes foram agitadas em solução salina NaCl (0,85%) por 15 minutos a 120 rpm a uma temperatura de 28ºC. A suspensão foi pipetada em meio YMA e as colônias obtidas caracterizadas por morfologia de colônias e hábito de crescimento. Todos os isolados apresentaram crescimento rápido e a alta produção de muco foi freqüente em 72,5% dos isolados. Estas características são comuns em rizóbio com tolerância a estresse térmico.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.