Nodulação em Feijão-Caupi sob Estresse Salino em Neossolo Flúvico
PDF

Palavras-chave

rizóbio
água salina
Vigna unguiculata (L.) Walp

Como Citar

Leite, J., Santos, M. M., Santos, N. T. dos, Oliveira, W. da S., Santos, E. E. F., & Martins, L. M. V. (2009). Nodulação em Feijão-Caupi sob Estresse Salino em Neossolo Flúvico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7908

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de nodulação de rizóbio em feijão-caupi sob estresse salino em num Neossolo Flúvico. O delineamento estatístico utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 6 x 2 - cinco isolados de rizóbio (I 472-5, I 272-4, I 172-12, I 154-5 e I 223-5 mais um tratamento controle (sem inoculação)), sob irrigação e dois níveis de CE (0,07 e 3,93 dS m-1). As variáveis analisadas foram: número de nódulos, massa seca de nódulos e da parte área. O aumento da condutividade afetou a nodulação. O isolado I 223-5 foi o único que apresentou estabilidade quando submetido a um maior nível de salinidade da água de irrigação, não havendo diferenças entre tratamentos inoculados e o controle.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.