Eficiência Energética do Consorcio de Milho e Abacaxi em Sistema de Cultivo Agroecológico
PDF

Palavras-chave

Conversão energética
balanço energético
tração animal
plantio direto

Como Citar

da Silva, S. S., & de Araújo Neto, S. E. (2009). Eficiência Energética do Consorcio de Milho e Abacaxi em Sistema de Cultivo Agroecológico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7892

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a conversão e o balanço energético de sistema de cultivo agroecológico consorciado de milho e abacaxi no município de Porto Acre, Acre. Foram analisadas as entradas e saídas energéticas da conversão em agricultura de duas áreas experimentais, uma com 20 anos de pastejo bovino extensivo e outra com 4 anos de pousio sob puerária. O preparo do solo utilizado foram: experimento 1 - capina manual total, roçadeira costal motorizada, aração-gradagem convencional e pastejo bovino intensivo para ambos experimentos, exclusivamente para o experimento 1 foi utilizado aração com tração animal e para o experimento 2, capina manual somente na linha de plantio e pastejo intensivo com frango caipira. Os melhores resultados de eficiência energética e balanço energético foram capina manual total e roçadeira no Experimento 1 e capinal manual na linha e total no experimento 2, métodos de preparo do solo que apesar de usar muita mão-de-obra, são menos dependentes de insumo externos, inclusive de combustíveis fosseis.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.