Rentabilidade Econômica da Produção Orgânica do Milho em Sistema Consorciado com Abacaxi
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
preparo do solo
agricultura orgânica
controle de planta daninhas.

Como Citar

da Silva, S. S., de Araújo Neto, S. E., de Freitas, J. H., & Ferreira, R. L. F. (2009). Rentabilidade Econômica da Produção Orgânica do Milho em Sistema Consorciado com Abacaxi. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7891

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a rentabilidade econômica da produção consorciada de milho e abacaxi orgânicos em substituição a pastagem e pousio com pueraria. Foi avaliada a produtividade da cultura do milho em sistema agroecológico consorciado com abacaxi na safra 2008/2009 em dois experimentos que avaliou o preparo do solo e limpeza de área para o plantio: Experimento 1 – produção agroecológica em substituição a pastagem (Braquiaria brizanta) com 20 anos; e Experimento 2 – produção agroecológica em substituição a puerária (Pueraria phaseoloide) com 4 ano. A aplicação de todos os métodos de preparo e limpeza de áreo obteve-se lucro super normal. Na substituição da área de pastagem, os melhores métodos de preparo e limpeza de área, que proporcionam maior rentabilidade foram o uso de roçadeira, roçadeira com limpeza manual na linha, seguido da tração animal. Na substituição de área de pueraria, os melhores resultados econômicos foram o uso de frango no pastejo inicial da área, seguido do preparo manual com facão na linha e total, mas que pela limitada mão-de-obra no campo o uso de roçadeira também representa boa alternativa tecnológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.