A Importância da Perspectiva Agroecológica no Empoderamento das Mulheres Camponesas: Processo Mulheres e Agroecologia como Estudo de Caso.
PDF

Palavras-chave

mulheres
agroecologia
empoderamento
intercambio e sistematização de experiências.

Como Citar

Ferreira, A. P. L. (2009). A Importância da Perspectiva Agroecológica no Empoderamento das Mulheres Camponesas: Processo Mulheres e Agroecologia como Estudo de Caso. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7889

Resumo

È necessário avançar no debate de que as desigualdades entre homens e mulheres são socialmente construídas. A agroecologia pode contribuir nesta desconstrução, desde que as mulheres tenham suas demandas respeitadas, seus conhecimentos reconhecidos e seus trabalhos valorizados. Este trabalho tem como hipótese a existência de uma correlação positiva entre dinâmicas de inovações agroecológicas baseadas na metodologia de agricultor a agricultor, como intercâmbio e sistematização de experiências, e o empoderamento das mulheres. Tem como estudo de caso o Processo Mulheres e Agroecologia, apoiado pela ActionAid desde 2006 nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. A pesquisa tem a preocupação de trabalhar as temáticas relacionadas ao fortalecimento da agroecologia e emancipação das mulheres camponesas da região nordeste do Brasil. Apresenta três casos de mulheres camponesas, destacando categorias de análises que fazem o diálogo entre o empoderamento e as iniciativas agroecológicas. Sua conclusão aponta para uma confirmação dessa correlação, embora identifique a existência de algumas limitações na perspectiva agroecológica para o empoderamento das mulheres.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.