Agrofloresta e o Resgate da Biodiversidade: Uma Experiência de Transição Agroecológica no Agreste Pernambucano
PDF

Palavras-chave

agroecologia
sistemas produtivos sustentáveis
agricultura familiar

Como Citar

Salin, T. C., Andrade, E. C. R., & Mattos, J. L. S. de. (2009). Agrofloresta e o Resgate da Biodiversidade: Uma Experiência de Transição Agroecológica no Agreste Pernambucano. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7883

Resumo

Esta experiência refere-se aos três anos iniciais de implantação de um Sistema Agroflorestal (SAF) conduzido por um jovem agricultor e sua família em Bom Jardim - PE. O município está inserido no agreste pernambucano, e tem na agricultura sua principal atividade econômica. Os modelos convencionais praticados na região, não tem sido capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população rural, e estão em desconformidade com os princípios ecológicos. A prática agroflorestal, ainda nos primeiros anos, proporcionou transformações significativas no modo de vida e na relação da família com a natureza. A adoção de um modelo sustentável está devolvendo biodiversidade ao sistema, promovendo manutenção do equilíbrio ecológico e a conquista de uma vida mais digna.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.