Levantamento Etnobotânico na Comunidade Rural Sapucaia em Santo Antônio de Jesus, Recôncavo da Bahia - BA
PDF

Palavras-chave

Etnobotânica
comunidades rurais
plantas medicinais
resgate tradicional
recursos vegetais.

Como Citar

Magalhães, V. C., da Silva, D. M., Silva, F., Almssy Jr., A. A., Martins, M. L. L., & Macedo, T. P. (2009). Levantamento Etnobotânico na Comunidade Rural Sapucaia em Santo Antônio de Jesus, Recôncavo da Bahia - BA. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7874

Resumo

A etnobotânica constitui um dos primeiros passos para a preservação das informações ligadas ao conhecimento tradicional sobre a utilização das diversas espécies medicinais, como também à preservação ambiental e manutenção das espécies utilizadas por uma comunidade. O objetivo do trabalho foi catalogar e sistematizar as espécies vegetais medicinais mais utilizadas na comunidade rural Sapucaia, no município de Santo Antônio de Jesus no Recôncavo da Bahia. A coleta do material botânico e dos dados etnobotânicos teve início em Dezembro de 2008 e terminaram em Fevereiro de 2009, através de visitas e da aplicação de questionário semi-estruturado. O trabalho registrou no total 39 espécies vegetais distribuídas em 18 famílias e 30 gêneros. Sendo que as três famílias mais representativas foram Lamiaceae, Asteraceae e Amaranthaceae.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.