Implantação de Um Sistema Agroflorestal Como Forma de Recuperação de Uma Área Degradada
PDF

Palavras-chave

Sistemas Agroflorestais
Área de Preservação Permanente
Recuperação de Áreas Degradadas

Como Citar

Maciel, V. R., & Leme, M. K. (2009). Implantação de Um Sistema Agroflorestal Como Forma de Recuperação de Uma Área Degradada. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7863

Resumo

O Projeto de Extensão Universitária em Sistemas Agroflorestais (SAF), iniciado em 2007, é composto por alunos de graduação de diversos cursos da UNESP, que realizam reuniões semanais de estudos do tema e organizam palestras e oficinas abertas à comunidade. O principal objetivo é promover a recuperação de uma área degradada através da implantação de um sistema agroflorestal localizada em uma área de preservação permanente na cidade de Rio Claro. O projeto possui três módulos de 0,5 ha ao longo do córrego, sendo definidos diferentes tratamentos para cada módulo: módulo 1 (controle), área de regeneração natural, sem manejo; módulo 2, plantio de espécimes arbóreos; e no módulo 3, plantio de SAF. O presente estudo, com resultados a longo prazo, contribui com a pesquisa interdisciplinar relacionando SAF e recuperação de áreas degradadas (RAD). Espera-se que esta área seja exemplar para projetos de recuperação.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.