Efeito das Condições Climáticas no Desenvolvimento do Mal-das-Folhas da Seringueira na Região Sul do Espírito Santo
PDF

Palavras-chave

Hevea brasiliensis
Microcyclus ulei
temperatura
umidade
precipitação

Como Citar

Gomes, L., Bucker Moraes, W., Bucker Moraes, W., Cintra de Jesus Junior, W., & de Souza, A. F. (2009). Efeito das Condições Climáticas no Desenvolvimento do Mal-das-Folhas da Seringueira na Região Sul do Espírito Santo. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7857

Resumo

Considerando a importância da cultura da seringueira na economia mundial e da associação das medidas de controle da doença, este trabalho teve como objetivo estudar as condições climáticas que favorecem o desenvolvimento do Mal-das-Folhas em diferentes épocas do ano na região sul do Estado do Espírito Santo. Foram plantados 18 clones de Hevea brasiliensis em dezembro de 2004. Foram coletadas uma média de 30 folhas, em cada árvore, utilizando para as avaliações os seguintes parâmetros: número de folhas coletadas em cada repetição; período de coleta; severidade da doença. A doença ocorreu em todos os períodos de avaliação, e a maior ou menor intensidade da doença variou de acordo com as condições climáticas do mesmo período. Dentre as variáveis climáticas analisadas, as temperaturas média, máxima, mínima e a precipitação foram as que mais se correlacionaram com a severidade. As faixas de temperatura entre 23-28ºC, com umidade relativa acima de 70% e precipitação média mensal acima de 250 mm, favoreceram o aumento da severidade do Mal-das-Folhas. Os maiores índices de doença ocorreram com temperatura de 27,7ºC, umidade relativa de 77% e precipitação 326,6mm, obtidos no mês de Janeiro de 2009.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.