Efeito da Adição de Rochas Silicáticas Moídas Sobre os Teores de Ca e Mg Durante um Processo de Compostagem
PDF

Palavras-chave

Composto orgânico
pó de rocha
fertilizante organo-mineral

Como Citar

Fernandes, R. C. C., Mateus, J. S., & Leal, M. A. de A. (2009). Efeito da Adição de Rochas Silicáticas Moídas Sobre os Teores de Ca e Mg Durante um Processo de Compostagem. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7853

Resumo

A adição de rochas moídas à mistura de materiais orgânicos durante o processo de compostagem é uma prática muito recomendada. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da adição das rochas silicáticas moídas brecha e flogopitito sobre os teores disponíveis e totais de Ca e Mg durante o processo de compostagem da mistura de palhada de capim elefante (Pennisetum purpureum) e torta de mamona. Calculou-se também a relação entre os teores disponíveis e totais. Ao longo do processo de compostagem os teores de Ca e Mg disponíveis não apresentaram grandes variações e os teores totais aumentaram. As relações entre os teores disponíveis e totais de Ca e Mg foram muito reduzidos. Estes resultados indicam que o processo de compostagem não contribui para a disponibilização de Ca e Mg presentes nas rochas silicáticas brechas e flogopitito.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.