Subsídios para o uso sustentável da água em uma indústria de laticínio de pequeno porte: avaliação do consumo e geração de efluentes
PDF

Palavras-chave

sustentável da água
efluentes
laticínios

Como Citar

Saraiva, C. B., & Pereira, D. A. (2009). Subsídios para o uso sustentável da água em uma indústria de laticínio de pequeno porte: avaliação do consumo e geração de efluentes. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7852

Resumo

O processamento de leite é uma alternativa econômica interessante para grupos de pequenos agricultores, associados ou cooperados, desde que sejam utilizadas tecnologias apropriadas, ferramentas de gestão adequadas e minimizados seus impactos ambientais. O consumo de recursos hídricos e a avaliação do potencial poluidor de grandes e médias indústrias de laticínios já foram bem caracterizados, de forma que diversas medidas mitigadoras já têm sido preconizadas. No entanto, para indústrias de pequeno porte não existem informações neste sentido, o que impede a pesquisa e desenvolvimento de ações adequadas à realidade destas indústrias visando redução do volume de efluentes gerado por ela, bem como o tratamento prévio de seus despejos líquidos. Assim esta pesquisa procurou determinar o consumo de água em um laticínio de pequeno porte, determinando o coeficiente de consumo de água e o coeficiente de geração de efluente. Apesar dos coeficientes encontrados estarem próximos a valores encontrados na literatura, ainda sim a implementação de ações visando a eficiência e redução do consumo de água e o tratamento adequado dos efluentes pode reduzir impacto ambiental de laticínios de pequeno porte.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.