Fenologia da Vegetação Arbórea Nativa Visando a Apicultura Sustentável para a Agricultura Familiar da Metade Sul do Rio Grande do Sul
PDF

Palavras-chave

abelha
floração
agrofloresta

Como Citar

WOLFF, L. F., GOMES, G. C., & RODRIGUES, W. F. (2009). Fenologia da Vegetação Arbórea Nativa Visando a Apicultura Sustentável para a Agricultura Familiar da Metade Sul do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7846

Resumo

A criação de abelhas é atividade importante em sistemas de produção familiar de base ecológica, garantindo a polinização dos cultivos, a produção de alimento para a família, a inclusão e a geração de renda. O conhecimento sobre as espécies botânicas de valor apícola, seus períodos de floração e suas capacidades de fornecerem néctar e pólen, são determinantes para manejos e produtividades adequadas. Neste sentido, foi realizado o levantamento fenológico da flora apícola arbórea nativa em parte da Metade Sul do RS, como subsídio para a apicultura sustentável e o manejo de sistemas agroflorestais. Um total de 50 espécies arbóreas nativas com aptidão apícola foi registrado, englobando 23 famílias botânicas, com maior representatividade para Myrtaceae e Anacardiaceae. Foi estabelecido, ainda, um calendário anual dos seus períodos de floração, identificando-se as ofertas de néctar e de pólen e os períodos em que ocorrem para cada espécie.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.