Benefícios e desafios da Agricultura Orgânica nas pequenas propriedades rurais de Santa Teresa/ES: Um estudo de caso.
PDF

Palavras-chave

Produtores orgânicos
saúde
mercado
meio ambiente
Agroecologia.

Como Citar

Galvagne Loss, A. T., & Foeger, M. J. (2009). Benefícios e desafios da Agricultura Orgânica nas pequenas propriedades rurais de Santa Teresa/ES: Um estudo de caso. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7828

Resumo

A agricultura orgânica tem como princípio desenvolver uma produção livre de agrotóxicos e favorecer a interação do homem com o meio ambiente. O objetivo do estudo foi identificar os benefícios e desafios da Agricultura Orgânica em propriedades rurais de Santa Teresa-ES, associando os fatores: meio ambiente; saúde e retorno financeiro. Foram realizadas entrevistas com produtores rurais onde se constatou que a escolha da prática agrícola, decorreu da ideologia de vida, saúde, preservação do meio ambiente e assistência técnica, ressaltando que o retorno financeiro é significativo após certificação. Os produtores afirmaram já existir consumidores, mas falta-lhes a colaboração da Sociedade Civil Organizada para divulgação da prática agrícola, esclarecendo que a agricultura orgânica também beneficia os setores ambientais e econômicos. Diante dos benefícios e desafios apontados pelos produtores, observa-se que a agricultura orgânica está e associando-se à concepção de sustentabilidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.