Agroecologia como ferramenta de ensino: uma proposta metodológica para o curso superior de agroecologia do Instituto Federal do Amazonas.
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Palavras-chave

agroecologia
sustentabilidade
transdisciplinaridade.

Como Citar

Caetano, A. de C., Macedo, R. L. G., & Meireles, R. de C. M. (2009). Agroecologia como ferramenta de ensino: uma proposta metodológica para o curso superior de agroecologia do Instituto Federal do Amazonas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7827

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a influência do modelo agrícola adotado pela agricultura brasileira a partir de 1990 e pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, a legislação educacional em vigor. Propor uma metodologia a ser utilizada no curso Tecnólogo de Agroecologia. A pesquisa baseou-se em uma ampla revisão bibliográfica, na qualidade das práticas agrícolas estruturada pela reforma educacional. Os efeitos, avanços e desvantagens, são analisados, assim como a transição para estilos de agricultura ecológica. A transição para uma educação baseada na sustentabilidade requer a compreensão de novas práticas pedagógicas como a Transdisciplinaridade, sobre tudo a participação de todos os cidadãos, para a criação de condições educacionais necessárias no sentido de desenvolver projetos que contribuam para a valoração, e o desenvolvimento dos estilos de vida característico dos povos da Amazônia.
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