Controle alternativo do gorgulho-do-milho, Sitophilus zeamais, em armazenamento com subprodutos do processamento do xisto, no Paraná, Brasil.
PDF

Palavras-chave

pragas de grãos armazenados
pós-inertes
cinza de xisto
silício.

Como Citar

Paixão, M. F., Ahrens, D. C., Bianco, R., Ohlson, O. de C., Skora Neto, F., da Silva, F. A., Caieiro, J. T., & Nazareno, N. R. X. de. (2009). Controle alternativo do gorgulho-do-milho, Sitophilus zeamais, em armazenamento com subprodutos do processamento do xisto, no Paraná, Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7825

Resumo

Estima-se que as perdas anuais causadas por pragas durante o armazenamento de grãos equivalem a 10% da produção no Brasil. O mercado tradicional fornece agrotóxicos para o controle, mas os produtores de base ecológica têm poucas alternativas. Assim, foi objetivo do trabalho verificar a eficácia dos pós dessas rochas no controle de S. zeamais em sementes de milho. Empregou-se pós de xisto retortado, finos de xisto, calxisto e cinza de xisto (2 e 5 Kg/1000 Kg de sementes), terra diatomácea e testemunha não tratada. Os ensaios foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizado, três repetições por local e época de avaliação. A mortalidade foi verificada bimestralmente até 180 dias. Verificou-se o efeito dos tratamentos através da ANOVA e diferença de médias por L.S.D., ao nível de P<0,05. Cinza de xisto mostrou-se eficiente até os 180 dias de armazenamento. Não houve influência negativa dos pós de rochas na germinação e vigor. Concluiu-se que cinza de xisto possui grande potencial como alternativa de controle de S. zeamais em propriedades de base ecológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.