Acampamento, Agroecologia e Assentamento Rural
PDF

Palavras-chave

acampamento
agroecologia
assentamentos rurais

Como Citar

Botton Piccin, M. (2009). Acampamento, Agroecologia e Assentamento Rural. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7824

Resumo

Neste artigo tem-se um duplo objetivo: a) analisar a incorporação de conhecimentos sobre a agroecologia pelos agricultores sem-terra a partir da vivência do período de acampamento; e, b) analisar como tais experiências são acionadas por esses indivíduos quando em assentamento rural. Essa análise é realizada mediante o acompanhamento da trajetória social de quatro agricultores-assentados do assentamento Ceres/RS, formado em 1997. As reações às experiências do período de luta pela terra proporcionaram determinados comportamentos que estimularam a participação em cursos de agroecologia durante essa fase de suas vidas. Os conhecimentos e disposições sociais internalizadas na fase do acampamento são acionados em assentamento nos momentos de crise de reprodução social do grupo familiar.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.