Agroecologia e Produção de Água: Um Estudo de Caso no Município de Araponga - MG
PDF

Palavras-chave

serviços ambientais
agricultura familiar
Mata Atlântica

Como Citar

Carneiro, J. J., Cardoso, I. M., & Moreira, V. D. L. de B. (2009). Agroecologia e Produção de Água: Um Estudo de Caso no Município de Araponga - MG. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7822

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo sistematizar experiências advindas da mudança do manejo em pequenas propriedades rurais dentro da perspectiva da agroecologia e os reflexos na produção de água local. Algumas famílias observaram que, após o trabalho feito nas áreas, houve aumento na conservação do solo e da água. Esta percepção dos(as) agricultores(as) fez despertar para a necessidade de se registrar, compreender e analisar os resultados observados. A sistematização é o primeiro passo para a realização desta seqüência de atividades, que envolvem produtores, pesquisadores e estudantes. Os efeitos dos processos de conservação dos corpos hídricos e do manejo da propriedade realizado pela família de Paulo Amaral em Araponga-MG são um exemplo das conseqüências positivas das mudanças, com destaque para o aumento da quantidade de água na nascente.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.